Mais de 8,5 milhões de carros estão irregulares no estado de São Paulo

De cada quatro veículos emplacados no estado, um está irregular

Por Olívia Freitas

Mais de 8,5 milhões de carros estão irregulares no estado de São Paulo
Reprodução/Agência Brasil

Mais de oito milhões e meio de carros sem licenciamento rodam no estado de São Paulo, onde há a maior frota do país. A infração é considerada gravíssima e pode terminar em apreensão.

O estado com a maior frota do país é São Paulo, com 34 milhões de carros. De cada quatro veículos emplacados no estado, um está irregular com licenciamento atrasado há pelo menos ano.

Já no Rio de Janeiro, terceira maior frota do país, são quase dois milhões de veículos irregulares. O licenciamento funciona como uma espécie de trava para a regularização do carro ou moto, por exemplo. Só é liberado depois que todos os outros débitos forem quitados, incluindo multas e IPVA.

Em valor, está entre as menores taxas, mas é a que traz mais transtornos para o motorista, se ele for flagrado dirigindo o veículo irregular.

A infração gravíssima inclui punição com 7 pontos na carteira, multa de R$ 295 e o veículo ainda pode ser apreendido. Além disso, o motorista tem que pagar o guincho e a diária do pátio do Detran, até que as pendências sejam regularizadas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.