Governo federal promete reforço na equipe de brigadistas na Amazônia

Manaus e outras cidades do estado estão encobertas pela fumaça desde quarta-feira (11)

Marcelo Moreira

A paisagem de Manaus e a região metropolitana da capital do Amazonas são quase totalmente tomadas pela fumaça desde quarta-feira (11). Nesta sexta-feira (13), o governo federal anunciou o envio de mais 149 brigadistas para combater os incêndios florestais que causam a fumaça. 

“Quando somados, o Ibama com o ICM-bio, nós temos do PrevFogo mais de 3 mil brigadistas adequadamente treinados que estão sendo encaminhados para várias ações, inclusive sendo feitos remanejamentos”, disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. 

Enquanto isso, a qualidade do ar só piora, graças aos incêndios e à seca que atinge o estado. O ar carregado entra nas casas e causa falta de ar, tontura e irritação na garganta e olhos, principalmente em quem sofre de problemas respiratórios. 

As universidades federal e estadual de Manaus suspenderam as aulas por causa da fumaça. A seca também agrava o problema, falta menos de um metro para o Rio Negro atingir o nível da seca histórica de 2010, prejudicando o acesso para comunidades ribeirinhas. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.