O pedido de recuperação judicial da empresa áerea Gol foi feito nos Estados Unidos. O processo chamado de chapter eleven é semelhante ao do Brasil, mas com mais possibilidades como o acesso a financiamentos.
A Gol afirmou que tem o compromisso de financiamento de 950 milhões de dólares. O dinheiro seria fundamental para continuidade das atividades da empresa.
O setor aéreo foi um dos mais afetados na pandemia. A estimativa é que a companhia brasileira tenha uma dívida estimada de 20 bilhões.
A Gol detém a segunda maior fatia do mercado aéreo brasileiro: mais de 33%. A companhia garantiu que a operação vai seguir e que vai manter o número de voos. Clientes e funcionários não serão afetados.
"A Gol está confiante de que este processo atende aos melhores interesses de seus stakeholders [indivíduos ou grupos que impactam ou são impactados por uma empresa], incluindo colaboradores e clientes, que continuarão a contar com a oferta de voos acessíveis e seguros, além do melhor serviço", conclui a companhia aérea.
Outras empresas já passaram por processos semelhantes. A Latam, por exemplo, que fez um pedido de recuperação judicial também nos Estados Unidos. O pedido ainda precisa ser analisado por um tribunal americano.