Exportação de ovos do Brasil cresce 93%

A gripe aviária nos Estados Unidos fez com que os donos de granjas sacrificassem 170 milhões de aves desde 2022

Por Eduardo Barão

O surto da gripe aviária nos estados unidos fez com que o país começasse a importar ovos para suprir a demanda doméstica e, um dos maiores fornecedores é o Brasil. A exportação de ovos brasileiros cresceu 93%.

A gripe aviária nos Estados Unidos fez com que os donos de granjas sacrificassem 170 milhões de aves desde 2022.

Resultado: as prateleiras nos supermercados chegaram a ficar sem ovos e o preço do produto mais do que dobrou. Mas aos poucos a falta de oferta tem diminuído. Para tentar reduzir a crise, o governo americano deu início a um plano de importação dos ovos de diferentes países; como Turquia, Canadá, Holanda e Reino Unido.

A lista inclui também o Brasil. Só do nosso país houve um aumento de 93% nas compras segundo os dados da Associação de Proteína Animal. Por causa da alta na exportação, o crescimento no consumo interno e problemas na produção, o preço do ovo também subiu bastante no Brasil.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a alta foi de 15% em fevereiro. Já aqui nos Estados Unidos, além da importação, as autoridades aumentaram a ajuda para agricultores e o desenvolvimento de vacinas para evitar que o surto da gripe aviária se espalhe e a crise dos ovos piore ainda mais.

Tópicos relacionados

Mais notícias