Faz um tempão que não chove forte em Nova Iorque, o que obrigou o prefeito Eric Adams a elevar o alerta de seca da cidade. Esse é o último passo antes de declarar o estado de emergência, que viria com restrições obrigatórias ao consumo de água.
A cidade de Nova York recebeu menos de um quarto da média de chuva desde primeiro de outubro, de acordo com o National Weather Service. Os reservatórios da cidade, qu e geralmente estão em torno de 79% cheios nesta época do ano, estão com cerca de 60% de sua capacidade total. E os milímetros de chuva previstos para os próximos dias não serão suficientes para reabastecê-los.
O outono excepcionalmente seco causou estragos não só em Nova Iorque como também nos estados vizinhos de Nova Jersey e Connecticut que tem enfrentado problemas com as queimadas. Só a cidade de Nova York viu um número recorde de incêndios florestais, foram 270 este mês.
Vários deles ocorreram em espaços verdes populares como o Prospect Park no Brooklyn e o Inwood Hill Park no Norte de Manhattan, levando o Corpo de Bombeiros a anunciar a formação de uma nova força-tarefa contra incêndios florestais.
Nova York e Nova Jersey estão lutando contra um incêndio florestal ao longo de sua fronteira nas montanhas que se mostrou difícil de conter e levou a retirada de moradores.