Criminosos ligados ao PCC e Máfia Italiana são presos após operação da PF

Segundo a polícia, eles são responsáveis pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa

Por Rodrigo Hidalgo

23 pessoas foram presas hoje em operações conjuntas entre as polícias do Brasil e da Itália. Os alvos eram criminosos ligados à Máfia Italiana e ao PCC, que enviavam toneladas de cocaína para a Europa. 

Todos os presos são ligados ao PCC e a N'drangheta, a máfia calabresa. Segundo a polícia, eles são responsáveis pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa por meio de portos brasileiros.

A investigação começou com a prisão de dois chefões da máfia italiana na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, em 2019. A cooperação internacional permitiu a prisão de outros mafiosos italianos no país, dois deles na Paraíba, em 2021.

Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal fez duas operações em sete estados. Foram 17 ordens de prisão no Brasil, uma na Espanha e cinco na Itália. Carros caros e mansões foram alvos de busca. A justiça determinou o bloqueio de até R$ 126 milhões em bens e valores.

As autoridades brasileiras e italianas ainda descobriram um complexo sistema de lavagem de dinheiro. Em quatro anos, os investigados movimentaram cerca de R$ 9 bilhões de reais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.