Um levantamento realizado pela plataforma online Kantar, no primeiro trimestre deste ano com 3.800 pessoas, revela que em consequência da inflação, o consumo de proteínas caiu 9% no período, contra 6% do segmento de alimentos e bebidas.
Comerciantes, donos de açougues, afirmam que a quantidade de carne vendida aumentou em 30% nos últimos dias com a queda do valor da carne de gado, mas que ainda não é um aumento significativo.
Após dois anos de altas nos preços, de janeiro até junho deste ano o valor da carne de gado caiu quase 4%. Um dos responsáveis por isso é o custo da produção da carne - já que o preço de grãos, como milho e soja, que alimentam os animais, também diminuiu. Apesar disso, o consumo de proteínas na mesa dos brasileiros continua baixo.
Mesmo com a queda no consumo, que pode chegar a 5% até o fim do ano, os preços não devem voltar ao patamar da pandemia. Nos últimos quatro anos o preço da carne disparou quase 70%.
A carne bovina, que tinha participação de 43,1% nas refeições no primeiro trimestre de 2021, agora está com 39%. E para quem ainda não tem condições de consumir muito o alimento o jeito é optar por outros produtos.