Após medidas hostis de Trump, canadenses diminuem viagens para os Estados Unidos

Número de canadenses dirigindo pela fronteira caiu 24% em comparação com o mesmo período em 2024

Por Eduardo Barão

Após medidas hostis de Trump, canadenses diminuem viagens para os Estados Unidos
Após medidas hostis de Trump, canadenses diminuem viagens para os Estados Unidos
Reprodução/Jornal da Noite

As medidas hostis de Donald Trump em relação aos seus vizinhos estão trazendo cada vez mais problemas econômicos para os Estados Unidos. Dessa vez, os canadenses estão cruzando cada vez menos a fronteira para viagens.

Setores do turismo americano estão preocupados. A empresa de pesquisa Tourism Economics havia previsto originalmente que as viagens para os Estados Unidos cresceriam 9% este ano. Mas em fevereiro, a previsão foi atualizada negativamente, com a expectativa que as viagens de entrada no país diminuíssem 5,1% e a demanda por hotéis diminuísse 0,8% em 2025.

Isso representaria uma queda de US$ 18 bilhões nos gastos de turistas nos Estados Unidos. Além do receio de ter problemas mesmo com visto para entrar no país, grande parte do declínio é resultado de um boicote de viajantes canadenses. 

Em fevereiro, depois que o presidente Donald Trump anunciou tarifas mais altas aos produtos do país vizinho, o número de canadenses dirigindo pela fronteira caiu 24% em comparação com o mesmo período em 2024.

Nesta quarta, o presidente voltou a subir o tom falando de um outro vizinho no continente; a Groenlândia.

Em um podcast, ele disse que os americanos têm de ficar com o território "para a segurança internacional" e que precisa tomar posse do território ártico. Apesar de ter um governo autônomo, a Groenlândia ainda pertence à Dinamarca, que não respondeu à ameaça de Trump.

Tópicos relacionados

Mais notícias