Os preparativos para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 ultrapassam o Autódromo de Interlagos e fazem o turismo crescer em toda a capital paulista. A estimativa é de um impacto econômico de 1 bilhão e meio de reais na cidade, um recorde.
“Neste ano, com o aumento de 15% de capacidade do autódromo, devemos ter recorde de público novamente, e isso atua diretamente na economia”, explica Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris). “No ano passado, o impacto econômico foi de 1,4 bilhão de reais e, este ano, a expectativa é que seja ainda maior”, complementa.
Nos hotéis, 80% dos quartos estão reservados para os cerca de 260 mil turistas brasileiros e estrangeiros que devem passar pelo autódromo até domingo. Mas o passeio não se restringe à corrida. “A expectativa é de dar uma voltinha, visitar locais turísticos importantes de São Paulo, e, a partir de amanhã, é foco total na Fórmula 1”, conta Pedro Borges, vendedor de máquinas agrícolas que veio de Minas para ver de perto os carros a mais de 300 km/h.
Além dos fãs, a capital recebe, é claro, os pilotos e as equipes, e os hotéis se preparam com réplicas de carros na recepção e com simuladores à disposição dos hóspedes.