Por que William não assume o lugar de Charles, caso o rei se afaste por doença

Príncipe William, o próximo na linha sucessória ao trono, assume o papel em eventos públicos

Por Felipe Kieling

O príncipe William deverá substituir o Rei Charles em eventos públicos, enquanto o pai passa pelo tratamento de câncer. O diagnóstico da doença foi precoce, o que aumenta as chances de cura.  

Enquanto o Rei ainda seguirá com alguns compromissos oficiais, William, o próximo na linha sucessória ao trono, assume o papel em eventos públicos. A Rainha Camila também vai ajudar a preencher esse vácuo. Kate Middlenton, outra popular figura, passou por uma cirurgia no abdômen e só deve voltar ao trabalho após a Páscoa.

Caso a saúde de Charles não permita que ele realize nem as funções de chefe de Estado, um conselho formado por 4 integrantes da família real assume o papel. Uma troca da coroa britânica só acontece se Charles abdicar do trono ou morrer, situações que - no momento - estão fora de debate.

O Palácio de Buckingham afirmou que o Rei resolveu tornar pública a doença para evitar especulações e alertar sobre um problema que atinge muitas famílias ao redor do mundo. Médicos estimam que uma em cada duas pessoas irá enfrentar algum tipo de câncer durante a vida. A maior incidência é entre os idosos.

Após iniciar o tratamento em Londres, ele e a esposa, a rainha Camila, viajaram para o condado de Norfolk. É um diagnóstico que abala qualquer família. Harry deixou as diferenças de lado e pegou o primeiro avião para estar ao lado do pai nesse momento difícil. A esposa Meghan e os filhos do casal ficaram nos Estados Unidos. A relação deles não é boa desde que Harry abandonou as funções da família real e realizou diversos ataques públicos à realeza.

Não foi revelado o tipo de câncer que Charles tem e nem o estágio da doença. O tratamento já começou e o diagnóstico aconteceu na fase inicial, o que aumenta as chances de cura.

Mais notícias

Carregar mais