Vírus que circula pelo esgoto é o responsável pelo surto de gastroenterite no litoral de SP

Identificação do norovírus foi feita a partir de amostras coletadas em pacientes no local

Olívia Freitas

Um vírus que circula no esgoto é o responsável pelo surto de gastroenterite no litoral de São Paulo. Ainda falta saber a origem e como ele foi transmitido. A identificação do norovírus foi feita a partir de amostras coletadas em pacientes no local. 

“É um vírus que não é tão incomum. Tem a ver com esgoto? Tem, diretamente porque como ele sai pelas fezes. O vírus cai na rede de esgotos, se é esse esgoto é clandestino ou não é bem tratado, e ele vai para alguém usa aquela água contaminada para fazer gelo e até mesmo no mar”, disse Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O quadro de vômito, diarreia, dor de cabeça e no corpo, dura, em média, três dias. Mas pode provocar complicações em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. O vírus pode sobreviver por semanas e é considerado altamente infeccioso. 

A origem do problema ainda é investigada. Análises recentes feitas pela companhia ambiental de São Paulo, a Cetesb, indicaram uma piora na qualidade de água de algumas praias do estado. O número de locais impróprios para banho subiu de 38 para 51 em uma semana. 

“Você está no litoral? Cheque se aquela praia que você está é própria ou imprópria. Acho que isso é lição básica. Se você for para uma praia imprópria, você está indo de encontro com os coliformes fecais, com os norovirus”, disse a infectologista. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais