Atualmente toda a vida está no celular, além do transporte, fotos e redes sociais, aplicativos de banco e documentos estão lá, o que se torna local perfeito para a ação de golpistas. Tanto, que um novo vírus está roubando contas bancárias sem os usuários perceberem.
O novo golpe é a instalação de aplicativos fora da loja oficial, que não têm qualquer segurança. O alvo preferido é o Android, por ter mais usuários que o iPhone. Os usuários são atraídos por uma promessa mirabolante, clicam em um link e baixam o aplicativo fraudulento. O app então pede permissões, inclusive do controle geral do dispositivo.
Se a vítima não vê o que está sendo pedido e aceita sem ler, cai nas mãos do golpista. "Na correria da vida cotidiana, eles confiam que a gente faça as coisas no automático. E é exatamente esse "agir no automático" que faz com que sejamos vítimas de golpes", afirma o professor de Direito Digital da Mackenzie, Marcelo Chiavassa.
Segundo Marcelo Chiavassa, é preciso observar com atenção os links clicados. “Com todo o conteúdo que a gente interage. se não for um link confiável, se não fizer diretamente referência à loja do google, à loja da apple, o recomendável é que a gente não clique nesses links”, pontua.