Vietnã decide abrir mercado para carne brasileira após negociações com o governo

Brasil tem planos de tornar o país um polo para armazenar e distribuir os produtos para um bloco de 10 países do sudeste asiático que somam quase 700 milhões de habitantes

Túlio Amâncio

Vietnã decide abrir mercado para carne brasileira após negociações com o governo
Lula
REUTERS/Adriano Machado

Depois de negociações, o Vietnã decidiu abrir o mercado para carne bovina brasileira. O Brasil tem planos de tornar o país um polo para armazenar e distribuir os produtos para um bloco de 10 países do sudeste asiático que somam quase 700 milhões de habitantes. 

“Eu volto feliz ao Brasil porque o brasil estava há mais de 20 anos tentando vender carne aqui e não conseguia e nós estamos tentando ainda vender uns aviões da Embraer porque é um avião extremamente importante para necessidade regional do Vietnã", disse Lula.

O comércio entre os dois países fechou o ano passado em quase US$ 8 bi, com um superávit de 405 milhões para o Brasil, impulsionado pela soja. A meta é chegar a 15 bilhões de dólares em 2030. 

Brasil e Vietnã são os maiores produtores de café no mundo. Os dois países enfrentam problemas com a seca na safra do último ano. Agora, assinaram um acordo de cooperação tecnológica para, juntos, conseguirem tornar o grão de café mais resistente às mudanças climáticas. 

O forte terremoto que atingiu o Sudeste da Ásia, principalmente Mianmar, também foi sentido no Vietnã, onde o presidente Lula está em viagem oficial. O presidente estava no Palácio Presidencial, em encontro com o presidente Luong Cuong. 

O epicentro do terremoto foi em Mianmar, mas tremores também atingiram Hanoi, a capital do Vietnã. Segundo o governo brasileiro, a comitiva não sentiu os abalos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias