Vídeos obtidos pela Band mostram detalhes da fuga de 16 detentos do conjunto penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, ocorrida na última quinta-feira (12). Até o momento, nenhum fugitivo foi recapturado.
A ação aconteceu depois que oito homens fortemente armados invadiram o local e atiraram contra agentes de segurança. As imagens mostram quando alguns presos correm na parte externa da unidade prisional após a ajuda dos comparsas.
Eles escalaram as paredes com cordas feitas de lençóis. A saída do complexo foi por um buraco aberto no alambrado que dá acesso a um matagal.
Três suspeitos de participação na invasão morreram em confronto com a Polícia Militar e dois foram presos. Os outros ainda são procurados.
Mudanças no comando
O conjunto penal de Eunápolis tem mais de 550 internos – cerca de 100 a mais que a capacidade. A Superintendência de Gestão Prisional assumiu o comando do presídio por um mês. As visitas foram suspensas e foi feita uma revista rigorosa nas celas, na qual foram encontrados celulares, pen drives, carregadores, facas e anotações do crime.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) divulgou os nomes dos fugitivos. Entre eles está Edinaldo Pereira Souza, chefe de uma facção local. Conhecido como Dadá, ele é acusado de homicídios e de protagonizar uma guerra entre grupos rivais no sul da Bahia.