O sinal de alerta foi ligado numa agência de viagens de Salvador visitada pela reportagem da Band. Em agosto, as vendas caíram pela metade em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com menos restrições. Na comparação com 2019, a queda foi de 60%.
“A gente, tratando com o cliente, consegue identificar que existe um problema referente à aquisição de passagens, em viajar para chegar aqui para poder adquirir o serviço”, lamentou Elisama Santana, operadora de turismo.
Agências de viagem, restaurantes, hotéis estão com a mesma preocupação: como o preço alto das passagens aéreas vai impactar em datas importantes para o turismo? A volta das festas de Réveillon e Carnaval deve aquecer as vendas, mas a estimativa só não é melhor porque a inflação dos voos tem jogado contra.
“A passagem aérea para o Réveillon e para o Carnaval sempre subiu, mas não com os números tão elevados como estão sendo dessa vez. Se aumentarmos demais, a gente vai afastar os clientes”m pontuou Silvio Pessoa, dono de hotel.
Mesmo comprando com mais de três meses de antecedência, a passagem de São Paulo para Salvador, no período do Revéillon, está custa mais de R$ 3 mil. No carnaval, pode passar dos R$ 5 mil.