O relações públicas Cristiano Couto vai pegar a estrada para aproveitar as festas de fim de ano. Mas antes, garantiu aquela revisão no carro para deixar a viagem segura.
“Às vezes a gente vai empurrando com a barriga, vai empurrando algum defeito que já está acontecendo, você tá sentindo... O barato sai caro, né?”, conta.
São cuidados essenciais que podem evitar tragédias. Em 2021, aconteceram mais de 4,6 mil acidentes e mais de 200 mortes nas rodovias federais por causa de defeitos mecânicos ou desgaste excessivo dos pneus.
Se você for viajar, é importante tomar alguns cuidados.
“Primeira coisa que a pessoa tem que observar é o estado dos pneus, verificar a calibragem e verificar se aquele pneu não perdeu a sua utilidade” explica o instrutor Pedro Chaves.
“Depois verificar o lubrificante do carro, o óleo, ver se está em um nível adequado, qual foi a última revisão realizada. Verificar também o nível de água. O sistema de freios também é muito importante, ele tem uma vida útil. E uma outra coisa que é muito importante, principalmente para quem vai pegar a estrada, são as luzes do carro.”
Em época de chuva, muita gente esquece de conferir as palhetas dos limpadores.
“A palheta resseca e tudo mais. Se a pessoa viajar, quando ela precisa, em um momento de chuva intensa na estrada, ela perde completamente a visibilidade porque a palheta está ruim”, afirmou.