Venezuela tem protestos após vitória de Maduro; oposição aponta fraude

O Conselho Nacional Eleitoral pediu respeito aos resultados apurados e felicitou o terceiro mandato de Maduro

Por Yan Boechat

Venezuela tem protestos após vitória de Maduro; oposição aponta fraude
Venezuela
Reuters

Nesta segunda-feira (29), protestos ganharam as ruas da Venezuela. Parte da população contesta o resultado apresentado pelo Conselho Nacional Eleitoral. Quando 80% das urnas já estavam apuradas, foi declarada a vitória de Nicolas Maduro com 51,2% dos votos.

O CNE pediu respeito aos resultados apurados e felicitou o terceiro mandato de Maduro.

Depois de uma manhã tranquila, protestos começaram a ganhar as ruas da Venezuela.

Em Caracas, panelaços. Por vários bairros. São manifestações que contestam o resultado das eleições deste domingo. Aos poucos, moradores das áreas mais simples da capital venezuelana começaram a ir para as ruas.

Os moradores de Petare, a maior favela de Caracas, tomaram a Avenida Francisco Miranda, que corta a cidade. Dizem estar cansados das constantes fraudes e pedem para Maduro entregar o poder.

O discurso de vitória de Maduro foi na madrugada de hoje, logo após o resultado, em frente ao Palácio de Miraflores, a sede do executivo. Afirmou que o resultado foi justo, que houve auditoria das urnas e revisão dos resultados.

A versão da oposição é diferente. Maria Corina, líder da aliança de direita, foi aos microfones dizer que Gonzales Urrutia venceu com 70 por cento dos votos. Urrutia, por sua vez, disse que a eleição violou todas as regras eleitorais.

Hoje, sob as acusações de fraude, Maduro foi proclamado para o terceiro mandato. É um resultado irreversível, disse o líder do regime. Caso o cenário não se altere, Maduro terá mais seis anos no poder, até 2031.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais