Olhares sempre atentos para as promoções na tela do computador. Apesar das oportunidades, é preciso ficar atento aos golpes, que aumentam neste período.
Não é à toa que muita gente chama de black fraude. É aquela história do produto oferecido pela metade do dobro! Boa parte de quem comprou na Black Friday já passou por este tipo de situação.
Uma pesquisa do Serasa mostra que metade destes consumidores já tiveram problemas, como falsos descontos (29%) ou foram surpreendidos na hora do pagamento com valores mais altos que o anunciado (22%).
E esse ano é bom redobrar os cuidados, porque nunca teve tanto golpista tentando levar seu dinheiro. No Rio de janeiro, os casos de estelionato dobraram, de janeiro a setembro 95.194, em comparação com mesmo período do ano passado, 47.362
Uma dor de cabeça que atitudes simples podem evitar.
“O consumidor deve buscar informações. Abra uma página no site oficial da empresa e veja se de fato ela está ofertando aquele produto com aquele preço. Olhe os comentários nas redes sobre aquela empresa. É importante que o consumidor evite clicar em links que recebeu para não cair no golpe do fishing” afirmou Danielle Campelo, especialista em proteção de dados e segurança digital.