Covid-19: Variante Delta já representa 90% das amostras no mundo

Nos Estados Unidos, avanço do vírus fez média de casos saltar de 12 mil para 110 mil em poucas semanas

Sandro Barboza, do Jornal da Band

A variante delta do novo coronavírus avança rapidamente e já representa 90% das amostras sequenciadas no mundo. O dado é da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

No Brasil, a variante já foi encontrada em dez estados e no DF, com 287 casos. O número pode ser bem maior, já que o País faz pouco sequenciamento do vírus.

Nos Estados Unidos, o avanço da Delta acende um alerta. Em 15 de junho, a média era de 12.386 casos de Covid-19 por dia. Nesta segunda-feira (9), chegou a 110.360.

“Em países como os Estados Unidos, que ainda têm o que a gente considera uma baixa cobertura vacinal de duas doses, há um aumento do número de casos e, infelizmente, acompanhado com o aumento da hospitalização também”, analisou a infectologista Raquel Stucchi.

“Nos países onde você já tem mais de 60% da população completamente vacinada, o número de casos também aumentou, mas foram quadros mais leves, que não necessitaram internação”, acrescentou.

Uma pessoa com coronavírus contaminava de duas a três pessoas. A variante Delta, porém, pode passar Covid para até oito pessoas. A melhor forma de parar a transmissão é manter os cuidados e tomar as duas doses da vacina.

“Todas as vacinas disponíveis dão uma proteção acima de 80% contra as formas graves da Covid, mesmo com a variante Delta. A vacinação é a única forma de a gente se proteger”, disse Raquel Stucchi, lembrando que nenhuma vacina assegura 100% de proteção.

“Enquanto o vírus ainda circula muito, nós precisamos ter os cuidados ainda.”

Mais notícias

Carregar mais