Ucrânia amplia ataques contra a Rússia e toma o controle da cidade de Sudza

Mais uma região da Rússia decretou emergência por causa de invasão da Ucrânia

Por Sonia Blota

Mais uma região da Rússia decretou emergência por causa de invasão da Ucrânia e o governador pediu ajuda ao presidente Putin. Essa é considerada uma ofensiva inédita ucraniana dentro do território russo. Desde a Segunda Guerra Mundial, nenhum exército estrangeiro conseguiu avançar tanto na Rússia como agora.

Nesta quarta-feira (14), a Ucrânia divulgou uma imagem emblemática: militares arrancando a bandeira da Rússia e tomando o controle total da cidade de Sudza, na região de Kursk. Sudza é estratégica, pois é nessa pequena cidade que está a última conexão de gás russo para a Europa através da ucrânia.

Essa incursão começou há uma semana. Mais de mil soldados e blindados invadiram de surpresa o território russo. Em pouco tempo controlaram cerca de 800 quilômetros quadrados de Kursk. Em uma semana, as tropas avançaram ainda mais: mais de mil quilômetros a dentro, se aproximando de Belgorod, província vizinha.

Hoje o Governador de Belgorod decretou situação de emergência pela ameaça de um ataque iminente e pediu ajuda ao presidente do país para que tropas federais reforcem o contingente na região.

O presidente russo Vladimir Putin chama o episódio de "provocação em grande escala" e acusa os soldados ucranianos de atacar civis de forma indiscriminada. Já Kiev tenta mostrar que Moscou também pode ser vulnerável e forçar novas negociações para um cessar-fogo.

A Rússia tem reagido e enviou novas tropas para evitar que a Ucrânia avance ainda mais. Além disso, já há sinais de que Moscou tem deslocado soldados que estavam lutando e ocupando o leste ucraniano para defender o território russo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais