Depois de quatro horas recebendo soro, a costureira Janete Pereira dos Santos recebeu alta. Ela procurou o posto de saúde depois de passar mal por três dias. Em entrevista ao Jornal da Band, disse que sentia dor de cabeça, disenteria e febre.
Das sete pessoas da família da diarista Sueli Santos, quatro buscaram atendimento médico. O grupo de São Paulo chegou há uma semana para curtir a virada em Guarujá, na Baixada Santista.
Eu acho que foi a água do mar. Com muita sujeira, a gente acaba, querendo ou não, tomando essa água (diarista Sueli Santos)
Turismo relacionado?
Nas farmácias, há falta de medicamentos usados no combate a viroses. Nos prontos-socorros da Baixada Santista, tanto públicos quanto privados, muita fila.
Em Guarujá, os atendimentos por virose aumentaram 40% de novembro para dezembro. Em Praia Grande, só nas últimas 48 horas, mais de 7 mil pessoas procuraram atendimento médico.
“A água mineral é a única que está livre de qualquer tipo de microorganismo. Todas as águas que a gente toma no dia a dia estão com algum microorganismo presente. Só que tem que estar em quantidades adequadas. O que aconteceu é que com essa vinda de pessoas, no final do ano, muito excessiva para o Guarujá, gera um problema de abastecimento e também da qualidade do tratamento dessa água, porque a vazão é muito alta. A gente pode ter uma água com um número um pouco maior de alguns desses vírus ou bactérias na água”, explicou Marco Chacon, coordenador de Vigilância Sanitária de Guarujá.
72 praias impróprias
Segundo a Cetesb, das 72 praias da Baixada Santista, 22 estão improprias para banho. A Sabesp nega qualquer problema no saneamento.
Entre os sintomas mais comuns estão náuseas, vômito, diarreia e mal-estar. Em alguns casos, as viroses também se apresentam com febre, complicações respiratórias e conjuntivite.
Para se prevenir, é importante ficar atento à origem dos alimentos e da água consumida. Lavar as mãos também é fundamental, para evitar contaminações. Para quem for infectado, os sintomas costumam desaparecer em três dias. Se passar disso, é preciso buscar atendimento médico.