TSE autoriza envio de forças federais em 12 estados para garantir segurança nas eleições

Atentados e agressões políticas aumentaram as preocupações da Justiça Eleitoral, que deve atuar contra a violência na época eleitoral

TSE autoriza envio de forças federais em 12 estados para garantir segurança nas eleições
Ministra Cármen Lúcia
Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O aumento nos casos de violência política e atentados contra candidatos nestas eleições aumentou a preocupação do Tribunal Superior Eleitoral. Entre terça-feira (24) e quarta (25), dois candidatos a vereador foram assassinados. Em Diadema, na Grande São Paulo, Luis Lampião foi encontrado morto no banco de trás de um carro. Em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a vítima foi Joãozinho Fernandes. 

Em nenhum dos casos, os atiradores foram identificados. A polícia apura se o crime está ligado à disputa eleitoral. Atentados também são investigados em Mauá, na Grande São Paulo e na Baixada Santista. Com isso, o TSE permitiu o envio de forças federais para cidades em 12 estados que pediram apoio para as eleições. 

Cármen Lúcia, presidente do TSE, ainda se preocupa com a violência entre candidatos, principalmente após os episódios de violência nos debates à prefeitura de São Paulo. "Há que se exigir, em nome do eleitorado brasileiro, que candidatos e seus auxiliares de campanha deem-se ao respeito. E, se não se respeitam, respeitem a cidadania brasileira, pois ela não está à mercê de cenas e práticas que envergonham e ofendem a civilidade democrática. Há que conclamar também os partidos políticos a que tomem tenência", disse Cármen Lúcia. 

O TSE deve montar um grupo após as eleições municipais para estudar estratégias e aperfeiçoar regras para 2026, quando a eleição presidencial deve ocorrer.