Um trem pronto para partir. Depois de oito anos de obras e negociações, o Rio-Minas, a primeira linha turística interestadual do sudeste do país, deve finalmente começar a funcionar em dezembro.
A entidade civil “Amigos do Trem”, que está à frente da iniciativa, aguarda o sinal verde da concessionária ferrovia centro-atlântica, e da ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres.
A linha férrea já tem 37 quilômetros recuperados entre Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e Chiador, em Minas Gerais. Será uma viagem de 2 horas e meia. Mas o projeto final prevê que o trem percorra 168 quilômetros, até Cataguases, na zona da mata mineira.
Pelo caminho, belas paisagens e construções históricas. O plano é oferecer apresentações culturais dentro dos vagões e também nas estações. O transporte de passageiros pelos trilhos entre estados tem sido um sonho difícil de tirar do papel.
A ligação entre São Paulo e Rio via trem bala, por exemplo, tem autorização para ser construída, mas depende de investimento privado.
O objetivo é que o trem rio-minas ajude a alavancar o turismo na região. Mas, para estender a reforma dos trilhos, a organização ainda aguarda apoio do governo federal e do estado de Minas.
"Hoje o projeto chegou até aqui com recurso próprio. Isso vai girar a economia em relação ao hotel, bares, restaurantes e obrigatoriamente a cidade começa a se preparar para se reestruturar. Então são novos postos de emprego que vão surgir", afirmou Cyntia Nascimento, presidente da Oscip Amigos do Trem.