O Ministério do Desenvolvimento Regional pediu à Controladoria-Geral da União e ao Ministério da Justiça que investiguem a suspeita de superfaturamento na compra de tratores pela estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). As informações são do Jornal da Band.
O ministro Rogério Marinho encaminhou 11 ofícios pedindo a abertura de investigação sobre a suspeita de compra de tratores com preços até 250% mais altos.
Segundo a oposição, foi uma maneira encontrada pelo governo para garantir o apoio do chamado ‘Centrão’ do Congresso Nacional.
Mais de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares foram destinadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Agora, os oposicionistas querem a abertura de uma CPI e já pediram ao Tribunal de Contas da União que suspenda os repasses.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu com agressividades às denuncias que foram veiculadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. Disse que “inventaram que tenho um orçamento secreto, eles não têm o que falar”.
Além disso, questionou como foram encontrados R$ 3 bilhões em um orçamento que foi discutido por meses e aprovado há pouco.