A tragédia na Bahia foi o assunto do dia nas redes sociais dos principais pré-candidatos à presidência do Brasil em 2022. Políticos falaram sobre as fortes chuvas que deixaram 20 mortos e afetaram mais de 400 mil pessoas.
Jair Bolsonaro está aproveitando folga em Santa Catarina, mas lembrou que os ministros da Cidadania e do Desenvolvimento Regional estão no sul da Bahia, onde mais de cem cidades já decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas.
O presidente destacou que o governo federal continua ajudando na desobstrução de rodovias, resgate de vítimas e distribuição de alimentos.
O ex-presidente Lula também comentou sobre a situação na Bahia. Ele disse que conversou com o governador Rui Costa, que é do PT. E reforçou a urgência de contar com as Forças Armadas no apoio às vítimas das enchentes, sem nenhuma restrição política.
O assunto também foi abordado por Sérgio Moro, que afirmou que dezenas de cidades estão em colapso, precisando de ajuda, e prestou solidariedade ao povo baiano.
Já Ciro Gomes tem divulgado campanhas de doação para os necessitados da Bahia. E também relembrou a operação policial da qual ele foi alvo há duas semanas, suspeito de desvios em obras da arena Castelão.
O pedetista divulgou uma carta aberta em que políticos, intelectuais e artistas alertam para o possível uso da polícia federal para perseguir adversários de Jair Bolsonaro. Ciro também divulgou um vídeo criticando Bolsonaro e Lula.
Joao Doria comemorou nas redes sociais que o estado de São Paulo criou este ano mais de um milhão de novos postos de trabalho com carteira assinada. O governador atribuiu o feito à recuperação econômica, acelerada pela rápida campanha de vacinação no estado.