Depois de 14 anos do crime, saiu a sentença de mais um traficante envolvido na derrubada a tiros de um helicóptero da Polícia Militar no Rio de Janeiro. Três policiais morreram na ação que a juíza chamou de "terrorista".
225 anos de prisão é a sentença de Fabiano Atanázio da silva, o FB, que já está preso desde 2012. A decisão foi tomada depois de mais de 20 horas de julgamento. Como está no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, ele acompanhou virtualmente.
FB foi o último réu a ser julgado pelo envolvimento na queda do helicóptero da PM, que resultou na morte de três policiais, em 2009, no morro dos macacos, zona norte do Rio.
O criminoso é acusado de comandar a invasão ao local no dia do episódio trágico. Além de FB, outros quatro traficantes também foram acusados de envolvimento no caso. Três deles já foram julgados. O quarto criminoso morreu antes do início do julgamento.
Naquela madrugada, o Morro dos Macacos, na zona norte da cidade, foi invadido por traficantes do comando vermelho que queriam ocupar o território dominado por outra facção. Aquelas eram as primeiras horas do que viria a se tornar um dos maiores ataques às forças de segurança do rio de janeiro.
O acontecimento ficou marcado como a única vez em que um helicóptero da polícia militar foi abatido no Rio.