O prazo para sacar o valor do PIS e do Pasep relativos aos meses trabalhados em 2020 acaba nesta quinta-feira (28). Cerca de 440 mil pessoas têm direito ao abono salarial. O valor do benefício pode chegar a R$ 1.212.
Tem direito ao benefício:
- O trabalhador que está inscrito no programa há pelo menos 5 anos;
- O trabalhador que recebeu em média até 2 salários mínimos no ano-base;
- Que tenha trabalhado no mínimo 30 dias e que tenha seus dados informados por seus empregadores no RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais)
No caso do PIS, o valor a receber pode ser consultado pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem ou pelo telefone 0800-726-0207. Quem tem valores a receber do Pasep pode consultar os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.
Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica pelo Bando do Brasil. Dinheiro que pode aliviar quem está apertado.
"Este dinheiro extra pode ser utilizado para quitar ou diminuir a dívida. Para quem não tem dívida, mas não tem nenhum dinheiro numa reserva, esse recurso pode ser utilizado para a formação dessa reserva. Aqueles que não tem dívida e já tem uma reserva vão poder utilizar esse recurso para uma despesa eventual, para realizar algum sonho" aconselhou o educador financeiro Carlos Eduardo Costa.
Quem perder o prazo pode entrar com um recurso para receber o abono pelo canal “Alô trabalhador” ou pelo site do governo federal www.gov.br.