A partir de agosto, começa a 'temporada dos concursos' no Brasil. Ao todo, são mais de 40 mil vagas abertas neste momento para órgãos municipais, estaduais e federais. O maior deles, o Concurso Nacional Unificado, conhecido como 'Enem dos Concursos', abriu 6.640 vagas para 21 órgãos do governo federal, com salários de até R$ 22 mil.
Para muitos brasileiros, passar em um concurso é sinônimo de estabilidade e bons salários. Nixon Araújo é um deles. O engenheiro elétrico se jogou nas apostilas e passou em sete concursos públicos e aprovado no Tribunal de Justiça Federal, para Técnico Judiciário e poderá assumir o cargo em até dois anos.
"Eu não passei em todos que prestei, mas toda vez que fui reprovado, eu continuei tentando. Hoje se você tá num concurso que ganha 5, amanhã você tá num concurso que ganha 10, só depende de você", diz.
Vinícius, que é contador, não se assusta com a ampla concorrência. Ele resolveu enfrentar o concurso para fiscal de rendas do ICMS de São Paulo, com salário de R$ 25 mil, aos 46 anos. "Precisa ter muito foco, muita disciplina, uma organização exímia. Principalmente pelo período ímpar de concurso que a gente ta vivendo de concursos no Brasil", pontua.