Um taxista virou herói na Inglaterra ao conseguiu neutralizar a ação de um homem-bomba na manhã de domingo (14).
Quando se aproximou de uma maternidade em Liverpool, o taxista David Perry percebeu que o terrorista tinha explosivos e acionou as travas nas portas traseiras para impedir que o homem-bomba pudesse sair.
Assim que aconteceu a explosão, com o carro ainda em movimento, David conseguiu escapar. Ele foi atendido no hospital com ferimentos leves e se recupera em casa. O terrorista morreu na hora.
Uma campanha de arrecadação online foi organizada para que David possa se recuperar do trauma, e mais de R$ 200 mil foram arrecadados. Até o primeiro-ministro Boris Johnson destacou “a presença de espirito” e “a bravura” do taxista.
Emad al-Swealmeen, de 32 anos, tentava visto de asilo na Inglaterra desde 2014. Filho de uma mãe iraquiana e um pai sírio, se converteu do islamismo ao cristianismo há quatro anos.
O terrorista não era conhecido pelas forças de inteligência do Reino Unido, mas já foi preso por portar uma faca e foi diagnosticado com problemas mentais. A polícia investiga agora a motivação do ataque e como ele conseguiu fabricar uma bomba caseira.
O material usado foi o mesmo dos atentados terroristas em Paris, em 2015, e Londres, em 2005: triperóxido de triacetona, conhecido também como Mãe de Satã.
O nível de alerta terrorista foi elevado para severo, o segundo mais alta da escala, o que significa que a chance de um outro atentado no Reino Unido é extremamente provável.