Notícias

SpaceX adia missão que pretende ultrapassar cinturão radioativo no espaço

Viagem foi adiada para esta quarta-feira (28) após a identificação de um vazamento de hélio

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

A SpaceX adiou para esta quarta-feira (28) o lançamento de uma missão considerada histórica: a empresa vai levar quatro tripulantes para uma distância no espaço só atingida pelos astronautas da missão Apollo. O lançamento acontecerá na base de Cabo Canaveral, na Flórida. 

A decolagem que estava marcada para hoje foi adiada depois que um vazamento de hélio foi identificado. Agora, as equipes da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, garantem que o foguete Falcon e a cápsula Dragon estão seguros e prontos para a viagem.

A missão Polaris Dawn é considerada um divisor de águas no desenvolvimento do turismo espacial. Ela vai levar quatro tripulantes civis para uma jornada de cinco dias. Entre eles, o bilionário Jared Isaacman, único com experiência anterior em viagem na órbita da Terra, que inclusive está financiando o programa. 

Completam a equipe duas engenheiras da SpaceX e um ex-piloto da Força Aérea americana. A ideia é que eles cheguem a 1400 quilômetros de altitude, o local mais distante alcançado desde o fim do programa Apollo da Nasa em 1972.

Os tripulantes estão se preparando há dois anos e meio para a missão. Eles treinaram voos em gravidade zero, paraquedismo e pilotagem. Uma das etapas da viagem tem provocado enorme tensão na equipe.

Será a primeira vez que uma missão particular vai ultrapassar o cinturão de Van Allen, onde se concentram partículas no campo magnético terrestre, criando perigosas faixas de radiação.

Dois passageiros ainda farão uma caminhada espacial considerada de alto risco. Eles vão usar um traje especial, desenvolvido pela SpaceX, e serão os primeiros civis a flutuar no espaço, a 700 quilômetros da Terra. Em comparação, a Estação Espacial Internacional orbita o planeta a 400 quilômetros de altitude.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.