No segundo trimestre de 2023, o setor de franquias cresceu quase 13% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os segmentos de hotelaria, alimentação, moda, beleza e bem-estar foram os destaques.
Mas quem quer investir neste mercado precisa ficar atento aos desafios do setor.
É que o poder de decisão do franqueado é limitado, e é preciso manter os padrões da matriz. Além disso, é preciso fazer contas para não se enrolar com as taxas que permitem, por exemplo, o uso da marca.
“Franquia não é garantia de sucesso. Ela é uma parceria para o sucesso. As pessoas têm que entender que, ao comprar uma franquia, elas têm que se dedicar igual uma empresa direta deles. Escolha bem, escolha algo que você tenha conexão, algo que você se adapte… estude os números, investimento, qual a possibilidade de retorno”, Antônio Bortoletto, diretor regional da Associação Brasileira de Franchising.
Foi o que fez a erica. Há sete anos, ela tem três restaurantes em belo horizonte.
“Além de pesquisar sobre a empresa, saber se aquilo encaixa no seu perfil, se aquilo te faz brilhar os olhos. Você tem que confiar na marca e entender que tudo que eles colocam para gente seguir tá bem estudado, foi bem desenhado, foi desenvolvido. A gente não se sente sozinho”, afirmou Erica Timponi, proprietária do restaurante.