A seca severa vai gerar impacto na economia. Um dos primeiros efeitos vai ser sentido este mês com a cobrança extra na conta de luz.
O primeiro efeito da estiagem já foi anunciado. A bandeira tarifária de energia mudou de verde para vermelha e as próximas contas de luz ficarão mais caras. Com os reservatórios das hidrelétricas em baixa, o governo precisou acionar mais usinas termelétricas.
A seca também deve trazer consequências para a mesa dos brasileiros, especialmente das famílias mais pobres. Com a estiagem prolongada em praticamente todo o país, muitos produtos, como frutas, carnes e verduras, devem ter aumento de preços.
Em entrevista ao Jornal da Band, o professor de Economia da IBMEC comentou o impacto da estiagem no poder de compra do consumidor.
“A pastagem também é afetada e, obviamente, pressionando alternativas, sobretudo ovos, ou carnes, como de frango. Dependendo do nível de renda, considerando as famílias mais pobres, que consomem uma cesta que tem mais alimentos, as pessoas tendem a sentir um impacto muito grande”, explicou.