Saúde envia novas doses de vacina de febre amarela para São Paulo após novo caso da doença

Paciente esteve recentemente na área rural de Socorro, no interior do estado

Olívia Freitas

O Ministério da Saúde enviou mais vacinas contra febre amarela para São Paulo depois da confirmação de um novo caso da doença. O homem, que está hospitalizado, esteve recentemente na área rural de Socorro, no interior do estado.

Equipes de saúde percorrem casas para identificar quem ainda não foi vacinado. A busca ativa se concentra em regiões onde foram encontrados macacos contaminados pelo vírus, exatamente onde esteve o rapaz, de 27 anos, que foi confirmado como o primeiro caso da doença no estado. Ele não havia tomado vacina e segue internado em estado grave. 

A vacina é considerada a forma mais eficiente de prevenção contra a doença. Antes, era preciso repetir a imunização a cada 10 anos. No entanto, desde 2017, o Brasil passou a adotar um esquema vacinal com uma dose que vale para a vida inteira. 

Crianças de até cinco anos de idade, que devem ser imunizadas aos 9 meses e aos 4 anos, precisam do reforço. Além delas, pessoas que tomaram a dose fracionada, com duração menor, também precisam. 

Quem ainda não é vacinado e vai para áreas de risco deve tomar o imunizante com, pelo menos, 10 dias de antecedência.  

Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça, fortes dores no corpo, náusea, vômitos e fraqueza. É fundamental buscar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sintomas. A febre amarela é uma doença silvestre, ou seja, o vírus circula em regiões de mata. Desde 1947, não há registros de contaminação urbana.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.