Com o objetivo de saber quais as principais pesquisas do público e os assuntos mais pesquisados, a nova Sala Digital da Band em parceria com o Google foi criada. Inaugurada nesta quinta-feira (22), a proposta é colocar o interesse do público como protagonista na produção de conteúdo.
André Luiz Costa, CEO da Vibra Digital, a divisão de tecnologia do Grupo Bandeirantes, avalia que a nova Sala Digital irá nortear as produções jornalísticas. "Isso norteia a nossa produção de conteúdo, a gente consegue produzir conteúdo mais assertivo, ligado ao interesse genuíno do brasileiro", diz.
A Sala Digital é única no mundo, resultado de uma parceria inédita entre o Google e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Os dados reúnem pesquisas feitas pelos usuários no Brasil. A tecnologia também será ferramenta de combate às fake news, sabendo o que anda circulando de falso, para trazer informação correta e com credibilidade.
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, ressalta o ineditismo e a parceria com a Band. "Essa sala é a primeira do mundo, projeto brasileiro, feito nessa parceria onde a gente busca trazer isso não apenas pela parte política, que pode ser incorporado à programação da Bandeirantes, para a gente ter, através da parceria, usar dados em tempo real para ter informações do que acontece no mundo, o que as pessoas estão interessadas em buscar e como se comportam em relação às informações", diz o presidente.
Adriana Araújo, que esteve na cerimônia de inauguração da Sala Digital, relembra as primeiras experiências da Band ao lado do Google, nos debates de 2018 e 2022. "Fizemos uma união inovadora, juntar jornalismo e tecnologia, Band e Google. E naquele momento, o Google abriu tudo o que o eleitor em 2018 queria saber, pesquisava. Depois, essa parceria se repetiu em 2022 e aí veio a pergunta: por que não repetir esse sucesso, mas diário?", afirmou Adriana Araújo.
O presidente do Grupo Bandeirantes, João Saad, agradeceu os mais de 100 envolvidos no projeto. "Todos tiveram um esforço incansável para que a gente montasse esse sonho, que é esta sala, onde temos um feedback do que as pessoas estão preocupadas", agradeceu João Saad.
Entre os convidados da inauguração, esteve o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que afirmou que a Sala Digital também será aliada do poder público. "Para nós é fundamental enquanto formuladores de políticas públicas, porque a gente tem que entender qual é a do cidadão, o principal anseio, para que a gente possa direcionar os recursos da melhor forma", classificou Tarcísio de Freitas.