Na guerra na Ucrânia, depois de mais uma batalha sangrenta, a Rússia anunciou a conquista de uma cidade estratégica: Soledar, na região de Donetsk. A maior cidade de mineração de sal da Ucrânia é alvo de intensos bombardeios das forças russas. A batalha está sendo chamada de "a mais sangrenta de todas" desde o início da guerra.
Nesta sexta-feira (13), a Rússia anunciou que suas forças assumiram o controle de Soledar. O exército conta com o apoio do chamado batalhão Wagner, um grupo paramilitar.
A tomada de Soledar é estrategicamente importante para os russos. Moscou pretende cortar as rotas de abastecimento para a cidade vizinha de Bakmut onde se concentram as forças ucranianas e assim cercar o exército de Kiev.
De acordo com o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky as tropas ucranianas estão mantendo suas posições e causando perdas significativas ao exército russo.
Enquanto isso, os feridos são levados a todo instante ao hospital da cidade de Kramatorsk onde médicos, enfermeiros e voluntários trabalham a todo instante para salvar as vidas.
A guerra completará um ano no próximo dia 24 de fevereiro. De acordo com os observadores internacionais, pelo menos 240 mil pessoas - entre soldados e civis - já morreram no conflito. O episódio sangrento de Soledar é mais um sinal de que essa guerra ainda está longe de terminar .