Rússia aumenta ofensiva nas regiões separatistas da Ucrânia

O sábado (30) foi marcado por novos ataques russos em regiões separatistas de Donbass

Por Eduardo Barão

As tropas russas aumentaram a ofensiva na região leste do país. O sábado (30) foi marcado por novos ataques russos em regiões separatistas de Donbass. 

Em Donetsk, um bombardeio atingiu um prédio residencial onde vários apartamentos foram destruídos. Moradores foram acordados pelo som das explosões e tiveram de se proteger.

Outros ataques também foram realizados fora da região separatista de Donbass. Próximo da capital Kiev, três corpos foram encontrados com sinais de tortura na cidade de Bucha, onde mais de mil mortes foram confirmadas por autoridades locais. Moscou nega que tenha cometido um extermino de civis na cidade.

O ministério de defesa da Ucrânia diz que as tropas de Moscou estão aumentado o contingente militar ao leste do País, onde uma ofensiva ainda maior é esperada para os próximos dias. A região é considerada chave na ofensiva que Moscou chama de “operação especial” na Ucrânia.

Após uma semana insinuando que poderia usar armas nucleares, o Kremlin recuou. O chanceler Sergei Lavrov afirmou que o risco de uma guerra nuclear é “mínimo”, voltando atrás numa escalada retórica de Moscou.

Já o governo americano deixou claro que não acredita que Vladimir Putin irá usar armas de destruição em massa. Joe Biden chegou a dizer que se tratava de um blefe do líder russo.

Neste sábado, o Kremlin anunciou que estão congeladas as negociações com os Estados Unidos para um acordo de não proliferação de armas nucleares, em meio trocas de acusações dos de líderes das duas nações.

Mais notícias

Carregar mais