Uma operação da Polícia Federal descobriu que traficantes estão fazendo uma escala antes de mandar cocaína pra dois grandes mercados no exterior.
A droga escondida em cascos de navios no Brasil está indo para a Argentina e de lá pra Austrália e Nova Zelândia.
Mergulhadores da Marinha encontraram 250 quilos de cocaína escondidos em um compartimento usado para controlar a entrada de água de nos sistemas
O navio havia trazido uma carga de fertilizantes para o brasil, onde - segundo as investigações - a droga foi embarcada e sairia do porto de Santos para a Argentina.
A Polícia Federal e a receita descobriram que os traficantes passaram a agir se aproveitando da fiscalização menos rigorosa nas embarcações que seguem para países vizinhos. Nessa nova rota do tráfico, o navio seguiria para a nova Zelândia e Austrália -- onde a cocaína é vendida a um valor seis vezes maior do que na Europa.
Na Oceania, a droga chega a custar cerca de US$ 250 mil o quilo. Há um ano, o jornalismo da Band mostrou a história do mergulhador brasileiro, Bruno Borges, que morreu afogado ao tentar retirar uma carga de cocaína de um navio que atracou em um porto australiano após chegar da Argentina.