Rompimento parcial de barragem em Cotiporã deixa cidades gaúchas sob alerta

Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que moradores de pelo menos 15 cidades deixem as casas por conta dos riscos provocados pelas chuvas

Da redação

Rompimento de barragem põe cidades em alerta no Rio Grande do Sul
Diego Vara/Reuters

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada, pelo governo estadual, a pior da história. Chove muito desde o começo da semana. São grandes volumes que deixaram cidades inteiras inundadas.

Na tarde desta quinta-feira (2), a Barragem da Usina, em Cotiporã, rompeu parcialmente, o que provocou alerta em várias cidades que ficam próximas da região. Isso porque a água do reservatório deve chegar a essas regiões nas próximas horas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que moradores de pelo menos 15 cidades deixem as casas por conta dos riscos provocados pelas chuvas.

Em Porto Alegre, a preocupação é com a cheia do Lago Guaíba, que ultrapassou a cota de inundação de 3 metros. Já chegou a 3,14 m e alagou a região do Cais de Mauá. A prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas de contenção do sistema de proteção contra enchentes.

O governador Eduardo Leite (PSDB) decretou calamidade pública. Mais de 100 cidades foram atingidas pelas chuvas. Até o início desta noite, foi confirmada a morte de 24 pessoas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.