A sabedoria popular diz que ‘rir é o melhor remédio’ e a ciência comprovou que é uma realidade quando o assunto é a saúde do coração. O novo estudo feito pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre indica que houve melhora na capacidade cardiorrespiratória de pacientes que viram programas de comédia.
No estudo, pacientes internados com doenças cardíacas foram divididos em dois grupos por três meses. Um deles assistia aos programas de comédia e a outra metade viu documentários de política e meio ambiente.
Os que viram programas de comédia mostraram melhora de 10% na capacidade cardiorrespiratória em testes físicos e nos marcadores inflamatórios de exames de sangue. Ricardo Stein, cardiologista do Hospital das Clínicas, comenta o estudo:
“Um marcador que faz mal para a parte de dentro das artérias apresentou uma melhora naqueles indivíduos que no nosso estudo, foi submetido à terapia do riso”, afirma. Uma das causas para a melhora é que o riso expande o tecido de dentro do coração, aumentando o fluxo de oxigênio do corpo.
Mas rir não é o único remédio, é preciso ter cuidado com alimentação e exercícios. “Só rir não é o remédio para todos os males do coração, mas parece que ajuda bastante”, diz o médico.