Reféns estão sendo usados como escudo pelo Hamas, diz secretário dos EUA

Antony Blinken prometeu esforços para resgatar americanos que foram sequestrados

Por Eduardo Barão

Reféns estão sendo usados como escudo pelo Hamas. A afirmação é do secretário de Estado americano. Em visita a Tel Aviv, Antony Blinken se encontrou com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, e com o presidente Isaac Herzog. Ele prometeu esforços para resgatar americanos que foram sequestrados: 14 seguem desaparecidos.

Blinken também afirmou que os Estados Unidos sempre apoiarão Israel e condenou as atrocidades do Hamas.

De Israel, Blinken seguirá para Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, Egito e Jordânia, onde se encontrará com o presidente da Autoridade Palestina, Mahamoud Abbas.

Nesta quinta-feira (12), Abbas quebrou o silêncio sobre a guerra no Oriente Médio. O líder palestino afirmou rejeitar o abuso e assassinato de civis de ambos os lados, práticas que violam a moral, a religião e o direito internacional.

Já o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, conversaram pela primeira vez por telefone. Eles discutiram a situação em Gaza e a necessidade de acabar com os crimes de guerra contra os palestinos.

Nesta sexta-feira, será realizada, em Nova York, a segunda reunião do Conselho de Segurança da ONU, convocada pelo Brasil. Os diplomatas entendem que, no momento, não há possibilidade de acordo para um cessar-fogo.

O Brasil - que preside o conselho este mês - será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. 

No encontro será discutida a possibilidade da criação de um corredor humanitário até o Egito, para a retirada de civis da Faixa de Gaza.

As Nações Unidas têm demonstrado preocupação com as condições dos palestinos, em meio à falta de energia, água e comida na região.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.