Compradores de itens no exterior se frustram com a demora da entrega das compras internacionais. Um exemplo é Jianara Leite, empresária que fez encomendas em um site chinês para um casamento e se frustrou com a demora da entrega do pacote.
“A entrega não andava, achava que teria que comprar outro vestido, que não poderia ir para o casamento”, explica. A demora é justificada pelos processos da Receita Federal para análise dos pacotes no centro de Curitiba, no Paraná.
A capital paranaense recebe cerca de 15 milhões de encomendas em média a cada mês, representando 80% do total de produtos importados que chegam ao Brasil. A demora, segundo a Receita Federal, pode estar relacionada à falta de acompanhamento do próprio consumidor.
Quem compra precisa ficar atento a comunicados enviados pela Receita ou na página de rastreamento dos Correios, para saber se precisa pagar algum imposto para a liberação do produto.
Dependendo da urgência, pode valer a pena dispensar o frete grátis e pagar uma transportadora privada, que lida com a burocracia para garantir o prazo.