A sobremesa brasileira que conquistou o mundo é o quindim, mas não é qualquer um. O da centenária Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, foi eleito o oitavo melhor doce do mundo pelo segundo ano seguido.
O ranking, feito por um importante guia gastronômico, avaliou 100 iguarias tradicionais de todos os cantos do planeta. Os pastéis de belém, em Lisboa, ocupam o primeiro lugar da saborosa lista.
A premiada receita brasileira e leva ingredientes comuns: gemas de ovos, açúcar, manteiga e coco. O quindim também carrega influências culturais que ajudam a contar um pouco da história da nossa culinária.
Tudo começou com a adaptação de um quitute português, criado nos antigos conventos. As freiras usavam muita a clara de ovo para engomar roupa. Com as gemas que sobravam, elas faziam doce, originalmente criado em Portugal e chamado de brisa de lis.
Na ausência da amêndoa, o doce foi adaptado pe4los brasileiros com coco. Trata-se do primeiro registro de um doce tipicamente brasileiro e que já foi muito subestimado.