Quase 270 hospitais e outras unidades de saúde foram afetados pela cheia no RS

Com serviços de saúde comprometidos e milhares de desabrigados, médicos, enfermeiros e outros profissionais voluntários atendem de forma improvisada

Da redação

Quase 270 hospitais e outras unidades de saúde foram afetados pela cheia no RS
Tragédia no Rio Grande do Sul afetou dezenas de hospitais e unidades de saúde
Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Faz 10 dias que a água invadiu um hospital visitado pela Band, em Porto Alegre. Os pacientes foram transferidos e o prédio segue ilhado no bairro Menino Deus. Em Canoas, na Região Metropolitana, o pronto-socorro também continua alagado.

Em unidades hospitalares onde a enchente não chegou, falta água. O movimento de caminhões-pipa é constante no Complexo da Santa Casa, no Centro da capital. São oito hospitais e mais de 1000 pacientes internados.

Ao menos 269 hospitais e outros estabelecimentos de saúde foram afetados no Rio Grande do Sul. Desse total, 233 tiveram os prédios danificados. Também há perdas em mobiliários, equipamentos e insumos. Veja mais números abaixo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde:

  1. 269 hospitais afetados em 100 municípios
  2. 233 danos nos prédios hospitalares
  3. 170 perdas de mobiliários
  4. 189 perdas de equipamentos
  5. 146 perdas de insumos

Das 134 unidades básicas de saúde de Porto Alegre, 37 estão fechadas. Muitas continuam tomadas pela água. Com serviços de saúde comprometidos e milhares de desabrigados, médicos, enfermeiros e outros profissionais voluntários atendem de forma improvisada nos abrigos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais