Atenção ao ver um anúncio de algum produto nas redes sociais -- mesmo de conhecidos. Golpistas podem se aproveitar disso para invadir contas.
Foi o caso de Thainá Scremin, que teve o perfil do Instagram hackeado. A publicitária conta que criminosos estão usando a conta dela há mais de uma semana pra aplicar golpes em amigos e familiares.
Os bandidos fazem postagens com anúncios falsos de produtos usados. Ela que teve a conta tomada ao acessar um link na rede social.
“Eles falaram que tinha um vizinho meu se mudando e estava vendendo produtos muito abaixo do preço, como televisão, aspirador-robô, e para o pessoal fazer pix para segurar esses produtos”, relatou.
A influenciadora Mona Ghader, que acumulava mais de 30 mil seguidores, também foi uma vítima de golpistas. Ela só foi descobrir quando os seguidores começaram a fazer cobranças pela entrega dos produtos inexistentes.
“Começam a falar com seus amigos como se fossem você, usando sua credibilidade, todo seu perfil”, descreveu.
Segundo a Polícia Civil, para acessar as contas, os criminosos usam técnicas de invasão de dispositivos eletrônicos, principalmente através de sites e até aplicativos. Por isso, é importante ter cuidado para clicar em links suspeitos.
“Primeira questão: autenticação de dois fatores. Todas as plataformas, todas as redes sociais, elas oferecem esse recurso. Esse código extra que vai evitar que qualquer tipo de invasão ocorra na sua conta”, alertou Fernanda Musardo, especialista em segurança digital.