Putin assina anexação de quatro territórios da Ucrânia à Rússia

Segundo as Nações Unidas, a absorção das regiões separatistas está em desacordo com o direito internacional.

Por Sonia Blota

O presidente da Rússia, Vladimir Putin formalizou a anexação de quatro regiões ucranianas ao país, na maior absorção de um território europeu desde a segunda guerra mundial.

Agora, de acordo com Moscou, Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk fazem parte da Crimeia, que foi anexada em 2014 pelos russos.

Em discurso, Putin disse que as pessoas fizeram suas escolhas e que os cidadãos das províncias anexadas se tornarão russos. Ele ainda afirmou estar pronto para negociações com a Ucrânia.

Mas Kiev não aceita a anexação anunciada por Moscou e a comunidade internacional denuncia apropriação ilegal de território. De acordo com a ONU, a Rússia violou a carta das Nações Unidas e conduz o mundo a uma escalada perigosa da guerra.

Segundo as Nações Unidas, a absorção das regiões separatistas está em desacordo com o direito internacional.

Depois da cerimônia em Moscou, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou uma solicitação de candidatura acelerada à Otan – Aliança Militar do Atlântico Norte.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.