Propostas dos EUA e Rússia são vetadas em mais um Conselho de Segurança da ONU

Texto norte-americano assegurava direito de Israel revidar ataques do Hamas; russos não garantiam defesa israelense

Por Eduardo Barão

O Conselho de Segurança da ONU teve mais uma reunião frustrada nesta quarta-feira (25). Foram duas tentativas vetadas na votação de hoje: uma da Rússia e uma dos Estados Unidos. 

Primeiro China e Rússia vetaram a resolução apresentada pelos EUA, que condenava o Hamas e assegurava direito de Israel revidar ataques do Hamas. Logo na sequência, chanceleres norte-americanos e do Reino Unido vetaram a resolução da Rússia, que não garantiam defesa israelense. 

Nove países e o Brasil se abstiveram nas duas votações. O país deve tentar apresentar um novo texto. Para que uma proposta seja adota, pelo menos nove dos 15 membros do Conselho devem votar a favor e nenhum dos cinco membros permanentes podem vetar a proposta.

Na semana passada, o Brasil havia apresentado um documento de resolução aprovado por 12 países. No entanto, o texto foi barrado pelos Estados Unidos, que criticaram a falta de menção ao direito de Israel de revidar os ataques. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.