Jornal da Band

Projeção de crescimento do PIB cresce e Lula fica otimista com comércio

Empresários querem que o Banco Central baixe a taxa de juros para que haja retomada de crescimento

Da Redação

A projeção de crescimento do PIB brasileiro aumentou. Diferentes institutos elevaram as expectativas. O presidente Lula se reuniu com empresários nesta quarta-feira (14) e mostrou otimismo, além de cobrar redução na taxa de juros novamente.

O relatório Focus, do Banco Central, ajustou a projeção de crescimento do PIB para 1,8% (antes era 1%). Já o Itaú elevou esse índice para 2,3% (antes era 1,4%).

Lula se reuniu com ministros, banqueiros e 28 empresários de varejo. Ele ouviu que os comerciantes acreditam em uma retomada na economia, mas que isso só acontecerá com taxas de juros mais baixas. O Banco Central determina isso e tem mantido a taxa em 13,75% desde o início do governo Lula.

A empresária Luiza Trajano afirmou que não há razões para mantar a taxa de juros atual e afirmou que, se isso não mudar, muitas pessoas vão "quebrar". O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que, na prática, a taxa de juros está aumentando, pois a inflação está caindo.

Apesar das reclamações, Lula manteve o otimismo. "Peço para que continuem investindo, pois eu sou um dos mais otimistas, que acredito que as coisas vão acontecer de novo no país".

Mais notícias

Carregar mais