Considerado o primeiro santo millennial da Igreja Católica, Carlo Acutis teve a canonização aprovada pelo Papa Francisco nesta semana e deverá se tornar santo no ano que vem. Mas sabia que ele tem ligação direta com o Brasil?
O padroeiro da internet ou influencer de Deus, o adolescente morreu aos 15 anos em 2006, vítima de leucemia. No curto período de vida, ele usou a internet para difundir o evangelho e virou celebridade entre os religiosos. Após a morte, a imagem dele passou a ser cultuada em Assis, na Itália, onde vivia.
Mas um dos milagres reconhecidos pela igreja e atribuídos a Acutis é brasileiro. Em 2010, no Mato Grosso do Sul, um menino foi curado de uma doença rara no pâncreas. A cura foi atribuída a uma camisa de Carlos Acutis levada para que o menino tocasse.
Dez anos depois, o Vaticano confirmou a situação como o primeiro milagre e deu início ao processo para a beatificação de Carlo Acutis. Outro fator que liga o beato influencer aos brasileiros é a data da morte: 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
O segundo milagre foi uma cura de uma menina na Costa Rica, que feriu gravemente a cabeça após um acidente de bicicleta. Os pais da jovem foram até o Santuário de Assis e oraram pela intercessão de Acutis. A jovem se recuperou.
Carlo Acutis deverá se tornar o primeiro santo millennial da Igreja Católica em 2025, ano em que a Santa Sé celebra o Jubileu da Esperança, que ocorre a cada 25 anos. Agora, o Vaticano espera que mais jovens se envolvam com a Igreja Católica.