Primeiro-ministro da Eslováquia está internado em estado grave após atentado

Robert Fico foi baleado à queima-roupa enquanto cumprimentava apoiadores

Da redação

Primeiro-ministro da Eslováquia está internado em estado grave após atentado
Reuters

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado à queima-roupa enquanto cumprimentava apoiadores após uma reunião do governo nesta quarta-feira (15). O atentado aconteceu em Handlova, cidade a 190 quilômetros da capital Bratislava.

Seguranças carregaram o político de 59 anos para um carro. Ele foi levado às pressas para um hospital local. Horas depois, Fico foi transferido de helicóptero para um hospital maior onde está internado em estado grave. 

Um homem de 71 anos foi preso. O nome dele não foi divulgado, mas integrantes do governo afirmam que o crime teve motivação política.

Robert Fico é uma figura conhecida na política eslovaca. Considerado populista, ele está no terceiro mandato como premiê. O primeiro foi entre 2006 e 2010, e o segundo entre 2012 e 2018, quando renunciou após a morte de um jornalista local que investigava denúncias de corrupção.

O atual mandato começou no fim do ano passado. Ao longo dos anos, Robert Fico mudou de posição política segundo a opinião pública. Na guerra contra a Ucrânia, ele adotou posição pró-Rússia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.