Primeiro debate da história da televisão do Brasil completa 35 anos

Noite de 17 de julho de 1989 consolidou a Band como pioneira na realização dos debates políticos no país

Por Sérgio Gabriel

"Não há como não se emocionar ainda hoje, quando, volta a memória a cena histórica daquele julho de 1989, nos estúdios e na tela da Band, o desfile inédito de todas as ideias e bandeiras ideológicas, o primeiro, na televisão, da vida política do país".

É assim que Fernando Mitre descreve em seu livro, “Debate na Veia”, a noite de 17 de julho de 1989. A data marca a primeira vez que brasileiros assistiram a um debate entre candidatos à presidência da República. Apenas cidadãos com mais de 47 anos sabiam o que era votar para presidente. A última eleição direta havia sido em 1960. 

“Eu vivi o final da democracia em 1964 como jornalista, vi a democracia morrendo, depois vi a democracia renascendo em 1984 e depois vi ela se consolidar nos estúdios da Band no primeiro debate”, diz Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band. 

A eleição tinha 22 candidatos. Nove estavam no debate inédito da Band. Ele contou com as participações de Paulo Maluf, Leonel Brizola, Aureliano Chaves, Afonso Camargo, Guilherme Afif Domingos, Ronaldo Caiado, Lula, Mário Covas e Roberto Freire. Ulisses Guimarães compareceu a partir do segundo encontro. 

Aliás, a Band não realizou apenas um, mas quatro debates no primeiro turno. Era tudo novo. A história estava sendo escrita com duelos antológicos. Tudo era novidade e muitas dúvidas eram decididas ao vivo, no calor do encontro. Mediar o debate era um desafio para a apresentadora à época, Marília Gabriela. 

Debate foi marcado por confusões entre candidatos | Reprodução/Band



Apenas Fernando Collor não participou dos debates, só apareceu no segundo turno. O país vivia um momento turbulento. O governo presidente Sarney terminava com uma inflação recorde de quase 2000%. O brasileiro queria propostas que tirassem o país da crise. Os debates viraram uma tradição na Band ao longo das eleições seguintes. 

Neste ano não será diferente. Nos estúdios da Band, dia 8 de agosto, os candidatos para a prefeitura de São Paulo vão realizar o primeiro debate da campanha. Um trabalho que começa muitos meses antes. A primeira reunião com os assessores dos candidatos aconteceu em janeiro. 

De lá para cá foram quatro encontros como este para acertar datas, combinar regras. Há 35 anos é assim. E mesmo com toda experiência, sempre que esta música toca, a emoção se renova.

Assista ao debate presidencial de 1989 na íntegra:

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.